Newsletter

A Empresa

Imigração de Zahle

Imigrantes de Zahle (Cidade ao Sul do Libano, entre montanhas)já estavam presentes no Brasil em 1880, assim com os demais imigrantes libaneses fixando-se em grande número em São Paulo. A saudade da Cidade Natal, a lembrança de suas famílias e dos costumes de celebrar a vida quando se reuniam, como era e ainda é habitual em Zahle, com poesias e canções, contando histórias, lendo cartas recebidas dos familiares, amigos, deu origem aos encontros habituais no Brasil, logo no começo da imigração, origem do futuro    Zahle Clube do Brasil, um dos numerosos clubes e associações que surgiram ao longo de mais de cem anos, muitos dos  quais ainda existentes hoje. 

 História do Zahle Clube

A 5 de Novembro de 1922, numa sala da rua xv de novembro, centro Velho de São Paulo, foi fundado oficialmente o Zahle Clube do Brasil, Seu Primeiro nome foi Clube Zahle, alterado posteriormente por razões de lei nacional, para Clube Bardauni, em homenagem ao famoso rio que corta suas terras, adotando-se o seu nome atual - Zahle Clube do Brasil -  após II Guerra Mundial.             

Homenagem a Chafic Maluf, filho ilustres de Zahle A homenagem póstuma prestada ao poeta Chafic Maluf em 1977 na sede do Clube, com a participação de toda comunidade árabe do Brasil, foi memorável e ficou para história do Clube.

A Sede Social Desde 1922  o Zahle Clube do Brasil teve várias sede, onde os sócios e amigos sempre se reuniram com grande freqüência, cultivando a tradição de hospitalidade de cidade natal.  No seu 42° aniversário, em 5 de novembro de 1964, inaugurou-se o atual prédio próprio, um projeto de arquitetura moderna, para época de Migues Badra e construção de Omar Maksoud, com um espaço útil de 3.200m². Tem amplos salões, restaurante, bar, terraço, boate, sala de tv e Jardim.